Amigo, simplesmente amigo

amizade

O que significa a amizade para você?

Para mim significa muita coisa e é que por isso que estou tão aborrecida com os últimos acontecimentos. Fui avisada que seria assim, mas infelizmente não estou preparada para tamanha hipocrisia, para tanta cara de pau.

Sou uma pessoa simples, nascida e criada numa cidadezinha do interior. Tímida de início, porém com garra para correr atrás do que eu quero.

O que isso tem a ver com amizade? Tudo!

Explico, se você é meu amigo é porque gosta de mim, porque temos afinidades. Diferente de ser meu amigo porque AGORA estou num bom emprego, porque tenho proximidade com uma pessoa IMPORTANTE na cidade ou porque fiz uma VIAGEM para a Europa.

Quem é meu amigo sabe, ralei muito pra conseguir esse emprego, estudei com muito sacrifício, meu pai é amigo de seu Antônio Henrique há 40 anos e eu nunca me aproveitei do fato. Nossa amizade foi construída no período de campanha em que eu trabalhei ao seu lado, acordava às 06:00h e só ia dormir às 02:00h t-o-d-o-s-a-n-t-o-d-i-a. Ele gostou do meu trabalho e por isso me convidou para continuar trabalhando com ele, após a vitória nas eleições, mas isso não significa que tenho o poder de empregar ninguém ou resolver os problemas de todo mundo. Daí que tem muita gente que nem se quer sabia meu nome, nunca se preocupou se eu precisava de alguma coisa e agora é meu amigo, descobre meu telefone e se sente no direito de me ligar a qualquer dia e pior, a qualquer hora, pra pedir favor e tem a absoluta certeza que eu tenho o dever de o fazê-lo. É de lascar.

Outros que nunca me convidaram nem pra um picolé na esquina, mas depois que recentemente estive na Europa, virou meu amigão e agora quer viajar sempre comigo, pois para eles me tornei uma pessoa interessante. Pra quem agora me julga phyna e e ryca, isso é bobagem, fiz essa viagem parcelando em milhares '”prestaçãs”. Sempre gostei de viajar, conheço a Bahia quase que de ponta a ponta, além de outros estados. A maioria das minhas viagens sempre fiz sozinha e principalmente para visitar amigos.

Pois é, eu sei exatamente quem são meus amigos, amigo de verdade, de rocha... eu sei. Você, que sentava comigo na varanda pra chupar 1kg de bala, vendo passar os carros, gente, bicicletas, conversando bobaginhas. Você, que brincou de casinha comigo até os 16 anos, escondidas, afinal já éramos adolescentes. Você, que já até se disfarçou com capa de chuva e tudo, encostou-se no rol e disse: 1, 2, 3 salve todos, que inventava coreografias, desfiles, foi embora, mas nunca me deixou. Você, que só jogou a mochila nas costas e fugiu da cidade comigo pra passar finais de semana nas cidades vizinhas, que cria até hoje os melhores roteiros de novela e fez da minha vida muito mais divertida. Você, que me achava uma CDF e eu te achava uma maloqueira, até nos conhecermos melhor e virarmos irmãs. Você, que guardou meus segredinhos e eu até hoje guardo os seus. Você, que chorou junto comigo, que não me deixou morrer de tristeza quando os amores da minha vida se foram. Você, que segurei firme sua mão, olhei nos teus olhos e sempre estive do seu lado, mesmo quando não concordava contigo. Você que matava aula junto comigo pra ir bater perna na rua, ir pra Central, para o bar de seu Serafim. Você, que sempre parou o que estava fazendo para me ouvir, me aconselhar, orar por mim. Você, que já fez das horas chatas no trabalho, momentos de muita diversão. Vocês, que viraram noites comigo escrevendo um livro, choramos juntas achando que não conseguiriamos, pra depois chorar de emoção vendo nosso filhotinho publicado e elogiado. Você, que de amigo virtual se tornou um amigão do peito. Você, que aos sábados me ensinava a fotografar e eu deixei meu cachorro te agarrar e ainda por cima ria do seu desespero e nem assim você ficou bravo comigo. Vocês que choraram comigo quando me queimei com água quente, quando fui atropelada, quando passei mal de tanto beber tequila, quando tive reação alérgica deuma coimida louca num país estranho e fiquei cinco horas internada e vocês lá do meu lado. Vocês que lutaram ao meu lado pelo mesmo ideal e através dessa luta nos tornamos grandes amigos. Você que enfrentou a enfermidade, outros problemas e eu orei e jejuei por você, pela sua causa, mesmo sem vocês saber. Você, que ao ouvir o meu alô, sabe exatamente como está o meu humor. Vocês que me deram a vida, me educaram, cuidam de mim, a quem eu dou bênção todos os dias, enfim todos vocês devem ter se identificado em algum momento das nossas vidas, vocês são meus amigos, as pessoas que eu sempre vou poder contar nas horas felizes e nas nem tanto assim.

Agora, esses que agora se dizem meus amigos, o verdadeiro interesse de vocês é muito pequeno diante do que a vida pode lhes proporcionar. Basta arregaçar as mangas, correr atrás do que realmente querem, sem que para isso tenham que usar as pessoas. E se quiser realmente ser meu amigo é fácil, basta parar de tentar me fazer de idiota, de muleta.

Só tenho a agradecer a Deus pelos presentes que são meus amigos e se hoje tenho um emprego melhor, se tenho saúde pra correr atrás dos meus objetivos, se tenho apoio em casa, eu devo isso a Ele.

Toda honra e toda glória a Ti, Senhor!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

Lu,acabei de ler esse seu texto.Achei lindo,me emocionei diversas vezes,não porque talvez eu esteja sensível,mais sim pela fortaleza e delicadeza que você transparece.Tudo muito esclarecedor,mais verdadeiro.Nos conhecemos tão pouquinho,mais posso lhe garantir que lhe admiro muito,não porque você viajou para Europa (rs),mais por seu sorriso,sua disposição com aquela máquina fotográfica na mão,seus conselhos,seu abraço,sua alegria é contagiante.Olha,me identifiquei grandemente contigo,foi sorrisos a primeira vista.Eu agradeço a Deus por ter lhe conhecido,pois por vários momentos você teve toupete pra segurar meus medos,eu respirei fundo e segui enfrente,e olha que isso com pouco tempo de convivência.Sua jornada é linda garota! Esse pitada de sarcasmo e poesia que você deposita em seus textos é gostoso,reflexivo e engraçado de se ler e ver.Adoro você Lu,obrigado por me deixar fazer parte um pouquinho desse mundo "Roque in Roll" de ser você.Rama

Enviar um comentário