Gosto muito de um bom cafezinho, porém só tomo essa bebida duas vezes ao dia, pela manhã de noite, engana-se quem pensar que café à noite me tira o sono, nada disso, durmo como um anjo. Mas muitas pessoas têm insônia devido ao consumo de café durante a noite, minha irmã, por exemplo, toma somente durante o dia, pois se beber às noite já era o sono dos justos.
Reza uma antiga lenda sobre as origens do café há mais de 1.300 anos, nas montanhas de Abissínia, hoje Etiópia, no nordeste da África, por um jovem pastor árabe chamado Kaldi. Certa noite, ele ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Então, ele mesmo resolveu experimentar alguns frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como tinha acontecido com o seu rebanho.
Kaldi, evidentemente, levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos.
O abade, então, mudou de ideia. Sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.
E notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e aos poucos se espalharam por todo mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário