Pernas pra que eu te quero

Os primeiros dias em Nárnia (a Suécia nos fez mergulhar nos cenários do filme) foram de muitos passeios, muitos clics. Eram tantas coisas novas e diferentes pra ver, tudo nos fascinava, muita coisa pra experimentar. Nós tentávamos nos acostumar com o idioma tão estranho, ao frio, à escuridão que chegava sempre rapidamente.

DSC_0013

vendo e tocando na neve pela primeira vez

Achei Estocolmo muito organizada e fácil de andar, em pouco tempo eu já sabia circular sozinha, pegava ônibus e tunnelbana (metrô) sem nenhum drama, até porquê o transporte público não atrasa, bastava olhar na internet o horário do ônibus, tunnelbana e pé na estrada.

DSC_0032

Danda, Bia e eu batendo perna em Estocolmo

Os suecos são muito educados e ordeiros, respeitam as leis, por exemplo, no tunnelbana todos se posicionam nas laterais das portas para que os passageiros desembarquem e só depois adentram o metrô, isso é muito bacana, em Brasília quando o trem chega é uma agonia de gente querendo sair, gente querendo entrar, um sufoco!

Outro comportamento louvável dos suecos é o respeito às leis de trânsito, principalmente a obediência do lema: SE FOR DIRIGIR, NÃO BEBA! Praticamente todos os dias a gente ia pra rua, para as discos, pubs, etc e sempre deixamos o carro e íamos de ônibus ou tunnelbana para não ter problemas na volta para casa.

DSC_0030

Eu e Nólia tomando algumas num pub em Tyresö

A polícia é muito pacífica, não vi se quer uma abordagem ríspida, pelo contrário, são gentis e muito solícitos, observei um senhor que estava pra lá de bêbado e um policial conversando com ele, daí a Bia (filha da minha amiga Nólia) traduziu a conversa, o policial dizia que o senhor já tinha bebido demais e que era hora de parar e ir para casa de taxi, como o senhor insistia que estava bem e queria ficar no pub, o policial perguntou se ele não queria dormir na delegacia. Que susto eu tomei. Oras! Não se pode nem tomar um porre sossegado? Então, Bia me explicou que ele não seria preso e fichado por estar bebendo, apenas ia dormir na delegacia para evitar problemas, um acidente ou algo do tipo, a polícia trabalha com prevenção, achei válido, mas fiquei preocupada de ficar de porre e acordar numa delegacia.

Não percam os próximos capítulos... próximo post conto mais das nossas farras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário