Seu Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues) nasceu em 18 de agosto de 1927 no Ceará. É o cabra mais ignorante do mundo. Meu pai, Quim das Porteiras, parece ser filho dele, pois tem resposta na ponta da língua e eu já estou aprendendo. A fama de seu Lunga se espalha devido a histórias como essas:
*Seu Lunga estava na cama ao lado da mulher quando ela começou a gemer. "Qué que tá gemendo muié... não vê que tô tentando dormir"? E ela: Lunga... tá me dando um troço... Pois receba, ele disse. E ela: Mais é um troço ruim! Então devooolva, muié!
*Mais uma para o rol. Seu Lunga estava em sua loja de ferragens quando lhe aparece um cliente, e pergunta: "quanto custa esse parafuso?" Seu Lunga: "Esse daí é 50 centavos". "Nossa, que caro", retruca o cliente. Seu Lunga arranca o parafuso da mão do homem, atira dentro de um barril cheio de ferragens, chacoalha o barril e diz: "Pois se achar, é de graça, fi' d'uma égua".
*Outra atribuída a seu Lunga: Ele estava batendo um prego numa viga de madeira, sobre um mezanino, quando o prego desliza e cai no chão. Arretado da vida, ele joga toda a caixa de prego no chão. - Se é pra descer daqui, só se for para pegar todos.
*Uma nova situação pitoresca atribuída ao ilustre passador de pito: Seu Lunga estava na estrada com Zé, ainda uma criança, quando este pediu: “Papai, dirija que nem Fitti”. O pai não entendeu: “Que Fitti?” O filho explicou: “Fittipaldi”. Quando chegaram em casa, Lunga disse: “Meu filho, chame Quiti”. “Que Quiti, pai?” “Sua mãe, a puta Quiti pariu.”
*Certa vez ouvi essa do Seu Lunga: Ao Chegar ao banco para receber um cheque ouviu do caixa: Vai levar a importância em dinheiro? Seu Lunga responde: Não quero em dinheiro não, quero em clips e borrachinhas seu filho duma egua manca!
*Um dia, num restaurante de sua cidade, Seu Lunga tomava sua sopa tranquilamente, quando apareceu um conhecido e perguntou se ele estava tomando sopa, eis que Seu Lunga retruca: - Não! Estou tomando banho! E derrama o prato de sopa sobre sua cabeça!
*Certa vez Lunga teve o pneu do carro furado no meio da estrada e não tinha macaco. Ao perguntar a um passante onde era a borracharia mais próxima, o sujeito respondeu que era bem ali, mas ele não fosse lá, pois o borracheiro era muito bruto. Lunga ignorou o conselhou e foi lá. Ao bater na porta do borracheiro, este logo gritou: - Quem é?! Lunga, laconicamente, respondeu: - Soca a porra desse macaco no cú, fi d'uma égua!
*Um viajante para à beira da pista e pergunta a um senhor sentado em a frente de uma casa à beira da estrada: Senhor, essa pista vai pra São Paulo? No que ouve, em seguida como resposta: Se vai eu não sei, mas se for vai fazer uma falta retada...
*Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa, um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e ai saiu feito louco a quebrar as telhas.
*Uma certa vez dando uma surra em um dos seus filhos, quando ainda pequeno o menino gritava: Tá bom pai, tá bom pai, pelo amor de Deus, tá bom!!!!! Lunga responde: Tá bom é? Pois quando tiver ruim diga que eu paro.
*No seu comércio de sucata, ele também vende outros produtos dependendo da ocasião. Uma vez tinha uma saca de arroz e um romeiro perguntou: Seu Lunga como tá o arroz? Ele respondeu: Tá cru!
*Seu lunga foi pegar um ônibus. E quando o motorista pede sua carteira de identidade. Vendo sua carteira de identidade, o motorista diz: -essa carteira não é sua! seu lunga responde: -e esse ônibus é seu?
*Um conhecido de Lunga pergunta: - E ae Seu Lunga, como anda? Seu Lunga responde sem olhar pra pessoa: - Com as pernas não aprendi a voar ainda.
*Seu Lunga andava com sua bota com par de esporas. Quando um amigo seu pergunta - e esse par de esporar? Seu Lunga responde: - pra caçar rato! O rapaz pergunta, como? Seu Lunga diz: - primeiro você põe um queijo no c... e quando o rato vier, você chuta de calcanhar o rato com as esporas.
*A Pescaria: Seu Lunga sai de casa com a vara de pescar e um cestinho em direção à lagoa quando seu vizinho passa e fala: - Indo pescar Seu Lunga? E seu Lunga responde: - Não tô indo jogar porrinha (quebrando em palitinhos a vara de pescar).
*Estava na hora do jantar então seu Lunga falou pra empregada: - Maria traga o leite. Ai ela trouxe o leite. Então seu Lunga disse : - Maria traga o cuscuz. Aí ela trouxe o cuscuz. Então seu Lunga despejou um pouco de leite no cuscuz aí o cuscuz chupou o leite aí seu Lunga olhou desconfiado e colocou mais leite no cuscuz então o cuscuz chupou o leite de novo então seu Lunga já arretado pegou o prato com o cuscuz, jogou no rio e disse: - Chupa isso ai agora seu misera!
*Seu Lunga no elevador (no subsolo-garagem). Alguém pergunta: Sobe? Seu Lunga: - Não, esse elevador anda de lado.
*Seu Lunga fumando um cigarro. A pergunta: Ora, ora! Mas você gosta de fumar? - Não, apagando o cigarro na língua diz, gosto de me queimar.
*Seu Lunga, quando jovem, se apresentou à marinha para a entrevista: Você sabe nadar? Pergunta o oficial. -Sei não senhor. Responde seu Lunga. -Mas se não sabe nadar, como é que quer servir à marinha? -Quer dizer que se eu fosse pra aeronáutica, tinha que saber voar!!
*Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: Ta doente, seu Lunga? - Quer dizer que seu fosse saindo do cemitério eu tava morto!!!
*Entra um sujeito na sucata de Seu Lunga, escolhe um relógio um pouco velho e pergunta: - Seu Lunga, esse relógio presta pra tomar banho? - Eu prefiro um sabonete – Responde Seu Lunga.
*O filho do seu Lunga jogava futebol em um clube local, e um dia seu Lunga foi assistir a um jogo de seu filho no estádio, e o sujeito sentado ao lado pergunta: - Seu Lunga, qual dos jogadores ali é o seu filho. Seu Lunga aponta e diz: - É aquele ali... - Aquele qual? - Aquele ali!!!! - Não tô vendo... Então Seu Lunga "P" da vida pega uma pedra, joga em cima de seu filho e diz: - É aquele alí que começou a chorar!!!
*Seu Lunga entrando em uma loja: - Tem veneno pra rato? - Tem! Vai levar? - Pergunta o balconista. - Não, vou trazer os ratos pra comer aqui!!! - responde seu Lunga.
*Seu Lunga resolve andar um pouco e sai com seu chapéu grande e antigo. Durante sua caminhada ele resolve coçar a cabeça sem tirar o chapéu, então uma conhecida dele pergunta: -Oxe seu Lunga, num tira o chapéu pra coçar o cabelo não é? Seu Lunga então responde: - E a senhorita tira a calcinha pra coçar o tabaco?
*O seu Lunga consegue um emprego de motorista de ônibus. No primeiro dia de trabalho, já no final do dia, ele para o ônibus em um ponto. E uma mulher pergunta: - Motorista, esse ônibus vai para a praia? E o Seu Lunga responde: - Se você conseguir um biquini que dê nele...
*O Seu Lunga estava em casa e resolveu tomar um café: - Mulher! Traz um café! - É pra trazer na xícara? - Não! Joga no chão e traz com o rodo!
*Uma senhora foi comprar uns ovos que seu Lunga vendia na frente do ferro-velho. Ela começa a balançar os ovos para ver se estão bons. Ele vê do balcão e fala para ela: "D. Lourdes a senhora não quer ovo, não! O que balança e faz barulho está aqui dentro, os chocalhos estão aqui à direita". Se levanta e tira os ovos que ela já tinha escolhido da sacola e lhe dá dois chocalhos.
*Sentaram à mesa de um restaurante, seu Lunga, esposa, filhas e familiares. Logo veio o garçom anotou os pedidos e perguntou se o refrigerante era tamanho família, e ouviu de bate-pronto, "não, nada de família não. Não tá vendo que comigo só tem puta!!!
*Essa não é lenda: a prefeitura ia fazer a calçada da rua onde Lunga mora, no Crato, e pediu pra ele tirar seu carro da garagem. Ele ficou enfezado com o pedido e deixou o carro lá. Resultado: tem uma Brasília que ele não consegue tirar da garagem porque o portão ficou fechado de vez devido à altura da calçada... Passou no "Me Leva Brasil", do Fantástico.
*Na visita ao seu ferro velho, perguntaram ao Seu Lunga quanto custava um ventilador e Lunga responde dizendo que custava R$ 10. O cliente falou que havia encontrado mais barato em outro ferro velho. Lá vem seu Lunga: " Pois ande mais um pouco que mais ali adiante já estão dando é de graça!
*Essa é boa também. Seu Lunga chegou no bar disse "Menino, me dê uma cerveja e bote aí o disco do Luiz Gonzaga" o dono do bar responde "a cerveja tá aqui, seu Lunga, mas o disco eu não vou tocar, porque o meu sogro foi enterrado ontem", seu Lunga "e ele levou o disco?
*Seu Lunga estava sentado no ônibus e ao seu lado havia um lugar vazio, uma pessoa chegou e perguntou: "Tem alguém sentado aqui?" E ele respondeu: Se tem, eu não tô vendo."
*Seu Lunga levou um tombo e um amigo tentando ajudar pergunta "Seu Lunga, o senhor quer água?" e ele responde "eu levei uma queda, eu não comi doce".
*Seu Lunga tava deitado na cama, sem se mexer. E um amigo idiota perguntou, a lhe bater: - O senhor está dormindo? Lunga disse: tô fingindo e treinando pra morrer!
*O funcionário do banco veio avisar: - Seu Lunga, a promissória venceu. - Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória.
“Existem três coisas que não se fazem pela metade nessa vida: sexo, favor e faxina”. Falou a sabedoria em pessoa.